quarta-feira, 10 de junho de 2009

TOTURIAL PARA DESBLOQUEAR PS2


O que é o "Free MCBoot"?

O Free McBoot é um aplicativo que, uma vez instalado no Memory Card do seu PS2, permite ao console rodar "homebrews" (programas desenvolvidos por "hobbystas"), dentre eles emuladores, jogos, midia players, aplicativos, incluindo o "homebrew" mais quente do momento: o ESR que, nada mais nada menos, faz com que seu PS2 rode jogos gravados (backups) sem a necessidade de ter um modchip (destravamento) no PS2! E tudo isso sem a necessidade de "discos de boot" nem nada mais! Demais não? Wink


Como funciona?

O Free McBoot é instalado no Memory Card do PS2. Uma vez instalado, sempre que vc ligar o PS2 com o Memory Card inserido no console, o "aplicativo padrão" será executado. Não se preocupe com o "aplicativo padrão" agora. Apenas tenha em mente que ele pode ser qualquer homebrew que desejamos que seja executado quando o PS2 for ligado.


Meu PS2 já possui um modchip. Posso usar o Free McBoot?

Claro que SIM! Principalmente se seu modchip é muito antigo e não possui algumas características dos melhores chips atuais: boot por Memory Card (DEV1) e HDD (DEV2). Nesse caso, usando o Free McBoot, vc estará "simulando" um boot via memory card, sem necessidade de discos de boot, swapping, etc! Wink


O que eu preciso para instalar o Free McBoot no meu Memory Card?

Vc precisa de um PS2 esteja destravado ou que, de alguma maneira, consiga rodar homebrews. Pode ser o PS2 de um amigo, de um vizinho, etc. Vc precisa também de um Memory Card padrão, original, de 8MB para o PS2. Esse Memory Card será o passaporte do seu PS2 para o mundo dos homebrews e do "destravamento sem modchip", que permitirá ao seu PS2 ler "backups" (jogos gravados).


Como eu instalo o Free McBoot?

Criei diversos pacotes de instalação para o Free McBoot, cada um contendo um "aplicativo padrão" diferente. Esse "aplicativo padrão" é o que será executado toda vez que o seu PS2 for ligado com o Memory Card do Free McBoot inserido. Mais abaixo vc pode baixar os pacotes que vc acha mais adequado ao que vc deseja extrair do Free McBoot e do seu PS2.

Os pacotes vêm com o "Free McBoot v1.0 Light", criado por mim, bootsector, baseando-se nos fontes do Free McBoot oficial, criado pelo jimmikaelkael e Neme. A diferença da versão Light pra versão normal é que a versão Light não oferece suporte à arquivos de configuração nem modifica o menu original do PS2 (OSDSYS Hack). Na versão light, que é muito mais simples, existem apenas dois botões de atalho durante a inicialização do Free McBoot: SELECT para abrir o gerenciador de Memory Cards do PS2 e START para rodar o disco ao invés de abrir o "aplicativo padrão". Durante o boot, se nenhum desses botões for pressionado, o "aplicativo padrão" será executado!

Para que o Free McBoot funcione no seu PS2, numa instalação NORMAL, é necessário que o mesmo seja instalado no seu Memory Card usando o seu próprio PS2. "Mas peraí! Vc falou que eu poderia usar o PS2 de um amigo para instalar o Free McBoot no meu Memory Card". Sim, claro! Isso é verdade! Só que, nesse caso, vc precisará se certificar de duas coisas:

:. Que o PS2 do seu amigo seja da mesma região que o seu PS2! Como vc verifica isso? Muito simples! Procure nos dois consoles (tanto no seu PS2 quanto no do seu amigo) pelo modelo do PS2. Digamos que o modelo do seu PS2 seja o 39001 (tijolo) e o do seu amigo seja um Slim modelo 70001. Repare nos dois últimos dígitos de cada um dos modelos: 01! São iguais! Isso quer dizer que os dois PS2 são da mesma região! Ou seja, se vc instalar o Free McBoot no Memory Card usando um console, o Free McBoot funcionará no outro console e vice-versa! Maaaassss....

:. É obrigatório que, quando vc for instalar o Free McBoot no Memory Card, vc selecione a opção MULTI INSTALL ao invés de NORMAL INSTALL (que vc usaria caso estivesse instalando o Free McBoot no Memory Card usando o seu próprio console). Isso fará com que o Free McBoot instalado no Memory Card sirva em QUALQUER PS2 da mesma região do que foi usado na instalação do Free McBoot!

Tudo certo até agora? Então escolha abaixo o pacote de instalação do Free McBoot que mais se adequa às suas necessidades, decompacte-o, grave a imagem em CD/DVD e instale agora mesmo o Free McBoot no seu Memory Card!


Pacotes de Instalação do Free McBoot:


Free McBoot Light + LaunchElf

Aplicativo Padrão: LaunchElf 4.28

Indicação: Instale esse pacote caso você queira instalar o LaunchElf como "aplicativo padrão". O LaunchElf é um gerenciador de arquivos para PS2 e gerenciador de saves, além de visualizador de JPEGs, gerenciador de HDD e funciona como uma espécie de "menu" para execução de outros aplicativos no seu PS2! Recomendado para usuários avançados e/ou usuários que não desejam estarem presos á um "aplicativo padrão" apenas, já que o LaunchElf te permite executar qualquer outro homebrew no seu PS2!

Download do pacote de instalação para gravação em CD
Download do pacote de instalação para gravação em DVD


Free McBoot Light + ESR r9b

Aplicativo Padrão: ESR r9b

Indicação: Instale esse pacote caso você queira utilizar o Free McBoot exclusivamente para rodar backups (jogos gravados) no seu PS2. É importante lembrar que, para que os backups funcionem com o ESR, é necessário "patchear" as ISOs dos jogos antes de gravá-los em DVDs de boa qualidade e velocidade mais baixa possível. Utilize o ESR Patcher, criado por mim, para "patchear" as ISOs.

Download do pacote de instalação para gravação em CD
Download do pacote de instalação para gravação em DVD


Free McBoot Light + HDLoader 0.8c

Aplicativo Padrão: HDLoader 0.8c

Indicação: Instale esse pacote caso você tenha um PS2 tijolo e possua um NA + HDD e queira utilizar o Free McBoot exclusivamente para rodar jogos a partir do HDD.

Download do pacote de instalação para gravação em CD
Download do pacote de instalação para gravação em DVD


Free McBoot Light + HDD MegaPack BR 9

Aplicativo Padrão: DMS HDD Explorer do HDD MegaPack BR 9

Indicação: Instale esse pacote caso você tenha um PS2 tijolo e possua um NA + HDD já possua o HDD MegaPack BR 9 instalado no HDD (se seu PS2 não possuir mais canhão laser para a instalação do HDD MegaPack BR 9, recomendo a versão LiveCD).

Download do pacote de instalação para gravação em CD
Download do pacote de instalação para gravação em DVD


Como instalar:

:. Baixe o pacote que possua o "aplicativo padrão" que mais lhe agrada.

:. Descompacte o pacote e grave a imagem de disco num CD/DVD

:. Coloque o Memory Card onde será instalado o Free McBoot no PS2 que consiga rodar CDs/DVDs gravados

:. Ligue o PS2 e coloque o disco

:. Quando o instalador do Free McBoot aparecer, pressione SELECT para formatar o Memory Card (recomendado)

:. Após a formatação, seleccione a opção de instalação desejada:

:. Se vc está usando seu próprio PS2 para instalar o Free McBoot, aperte X para iniciar uma INSTALAÇÃO NORMAL. Isso quer dizer que o Free McBoot instalado no Memory Card só funcionará nesse aparelho

:. Se vc está usando o PS2 de um amigo, PS2 de mesma região que o seu, para instalar o Free McBoot no seu Memory Card, pressione [] para uma MULTI VERSION INSTALL, o que fará com que o FreeMcBoot funcione no seu PS2 também, e não apenas no do seu amigo.

:. Coloque o Memory Card no seu PS2 e ligue o aparelho! Desfrute do "aplicativo padrão" que vc selecionou! Wink

Qualquer dúvida, postem! Smile

[]s

bootsector

Créditos para bootsector


Free McBoot Light + SWAPMAGIC+PEN

Indicação: Instale este pacote caso tenha o swapmagic e queira usar a pen, primeiro copie a pasta SWAPMAGIC, FREE_MCBOOT.ELF e o BOOT.ELF do aplicativo que quer usar que se encontra dentro da pasta BOOT, para a raiz da sua pen.
Coloque a pen na PS2 e o SWAPMAGIC na drive, o mesmo deverá iniciar o ULE, se der errro por falta de CNF não se preocupe.
Selecione com o O e não com o X, FileBrowser -» MASS:/ -» FREE_MCBOOT.ELF
e instale o Free MCBoot.

Free MCBoot para SwapMagic na Pen.



Free McBoot 1.7 + SWAPMAGIC + PEN

Aplicativo Padrão: ulanchElf 4.30, simple media system 2.8, ESR r9b e HDLoader 0.8c.

Indicação: Instale este pacote caso tenha o swapmagic e queira usar a pen, precisa Swap Magic uma Pen e um MC de 8mb testase este aplicativo para ver se é mais facil instalar...

1-Baixe o Aplicativo em Baixo e extraia.
2-Coloque a pasta SWAPMAGIC na raiz da pen.
3-coloque a pen na ps2 o MC na slot 1 e o Swapmagic na drive.
4-Quando aparecer o Menu de boot do FreeMcBoot formate o MC presionado select.
5-Instale o aplicativo pressionando X.
6-Pressione /\ Triângulo para desligar a ps2 e inicie a ps2 novamente.
Nota: caso não queira que algum dos aplicativos seja instalado no MC basta apagalo da pasta INSTALL, adicionado USBAdvance ao freemcboot para correr jogos do hd externo e o download do aplicativo para instalar os jogos no hdexterno.



POSTADO POR:GAMESZONE

2 comentários:

James Ensor on 25 de novembro de 2009 às 15:29 disse...

olá. bom tutorial!

Mas no meu caso gostaria de lhe perguntar se era possível o seguinte:

usar só a instalação no cartão de memória da ps2 algum aplicativo que me poupasse o uso do swap magic cada vez que uso um jogo (eu tenho o swap magic mas é chato tar sempre a trocar o disco, até que este próprio, junto ao eixo do cd já tem algumas rachas, o plástico do cd é fraco...)

Unknown on 25 de janeiro de 2011 às 14:51 disse...

pow cara como faso pra fase roda meu game shar de ps1 no ps2 a versao 6.0 nao le nem apau

Postar um comentário

 

PÃO COM OVO MP3 Copyright © 2008 D'Black by Ipiet's Blogger Template